Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

O Primeiro Júri

A visão de um jovem advogado.

Publicado por Alcides Ferreira
há 5 anos

 Olá a todos! Esta é a primeira vez que utilizo essa plataforma para externar um sentimento particular.

 Muitos advogados no início de suas carreiras ainda não definiram qual será sua área de atuação, seja por falta de afinidade ou seja pela falta de demandas em determinada área, meu caso está mais para a segunda opção.

 Iniciei no direito sempre com os olhos para o direito tributário, porém, apesar de grandes feitos pela Comissão da OAB e em escritórios de outros advogados, o mercado não se mostrou muito receptivo para quem possui menos de 02 anos de práticas jurídicas.

 Pois bem, em uma dessas situações aleatórias da vida, me surgiu a oportunidade de participar de um Tribunal do Júri com dois acusados, confesso que foi um mister de medo e excitação, nunca tive interesse por criminal durante o período acadêmico.

 Aceitei o convite e fui me aventurar em todo esse novo oceano processual do direito penal, bem como me inteirar das teses defensivas. A preparação é a pior parte, sem auxílio de alguém mais experiente, tive que buscar dicas no Youtube e também assistir alguns juris para compreender melhor como se portar naquele momento.

 Apesar de parecer algo de outro mundo (foi a sensação que tive de início), acabei me afeiçoando com o direito penal, me submergindo na matéria e no caso em que deveria realizar a sustentação, pratiquei como fazia na época da faculdade me preparando para dar aulas de monitoria e aulas particulares.

 Estudando o caso me atentei sempre aos documentos chaves do processo, como a denúncia, perícias, depoimentos e decisões, busquei doutrinas para me auxiliar e, com a cara e a coragem, fui para o grande dia.

 Chegado o grande dia, basicamente não dormi a noite, meu carro deu problema, tudo parecia que ia dar errado, testemunhas imprescindíveis não compareciam, vítima simplesmente sumiu e meu nervosismo a um milhão.

 O júri foi começar com quase uma hora de atraso, eu mais dois colegas que também nunca tinham tido a mesma experiência. após o depoimento da testemunha (que foi conduzida posteriormente), e das declarações dos acusados, foi o momento dos debates.

 Quando iniciado os debates, achei que teria um ataque de pânico, que iria congelar antes mesmo de dar bom dia ao juiz, porém, assim que iniciei minha fala foi como se já tivesse vivenciado mais de 100 tribunais de júri, dissertar a tese jurídica de defesa foi a coisa mais natural que me aconteceu, o nervosismo se tornou audácia, confiança e consegui realizar uma incrível performance, digna de elogios.

 Infelizmente, somente um dos acusados foi absolvido, porém, a sensação que vivenciei durante aqueles debates jamais será esquecida, e espero repeti-la o quanto antes.

 Espero que gostem do depoimento, um forte abraço a todos!



  • Sobre o autorAdvogado
  • Publicações7
  • Seguidores14
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações236
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-primeiro-juri/716222184

9 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Massa! obrigada por compartilhar seu relato com a gente, Alcides! Sinta-se à vontade para escrever mais e compartilhar suas ideias e vivências por aqui!
Ah, e seja muito bem vindo à comunidade do Jus! Caso sinta que está precisando de algo, pode contar comigo, ok?
Um grande abraço! continuar lendo

Muito obrigado, Juliana!

Pretendo me tornar ativo aqui na comunidade!

Forte abraço! continuar lendo

Sinceras suas palavras, Dr. Alcides, um belo depoimento! Não tenho ainda a vermelhinha, mas não retira da palma da mão aquela velha "coceirinha" expressão da boa ansiedade. Que venham mais Júris, parabéns! continuar lendo

Theophilo, muito obrigado! A sensação foi incrível. Te desejo toda a sorte para conseguir a tão sonhada vermelhinha e que possa se aventurar nessa incrível área! Forte abraço! continuar lendo

Dr. Alcides, que excelente depoimento! Sou fascinado por essa vertente do direito, tanto que pretendo me especializar, para me aprimorar tanto quanto para tirar algumas "travas" de natureza moral que ainda me afligem. Há algum empecilho em entrar em contato? Muito grato. continuar lendo

Caro Dr. Eduardo, muito obrigado! Eu sempre tive um receio de natureza moral também, mas essa experiência foi o suficiente para desbloquear qualquer impedimento que tinha.

Estou a disposição para um bom diálogo!

Forte abraço! continuar lendo

Fantástico! Me identifiquei muito com o caso narrado, a diferença é que ainda estou na graduação. Eu, começo agora a ficar nervoso e ansioso, para que o meu primeiro Tribunal do Juri, chegue logo. Obrigado por dividir conosco sua experiência e desejo-lhe sucesso! continuar lendo

Muito obrigado Renato! Te desejo muita sorte e sucesso, persista e suas metas serão alcançadas! continuar lendo